Livros catolicos

JMJ 2016 - Parte II - Auschwitz/Polônia

Eu sei que demorei para postar a parte II, mas por conta dos compromissos não foi possível,  mas ta aqui gente pode conferir, conforme prometi neste post (rsrs) espero compartilhar um pouco desta experiência. Antes de  Auschwitz passamos por Viena, conhecemos alguns lugares e tivemos momentos de evangelização , talvez na parte III (e ultima) que irei falar da Vigília e o encontro da JMJ 2016 eu relate um pouco de Viena também.

Como havia dito no post de junho, assim como vários peregrinos, estava ansioso para visitar Auschwitz, com certeza foi um dos locais mais marcantes que visitei durante a JMJ2016, muito triste também. Como prometido vou falar um pouco aqui resumidamente como foi minha experiência.



É difícil não se emocionar ao estar presente naquele local, logo na entrada de Auschwitz, quando eu estava na fila aguardando, vendo aqueles diversos peregrinos esperando também, não pude deixar de imaginar, como teria sido as pessoas naquela época, que estavam ali naquele mesmo local, numa semelhante fila, só que esperando o momento para entrar em um lugar onde certamente seria o ultimo de suas vidas, quanto sofrimento e dor.

Como eu sempre digo, não sou muito bom em história, mas aprendi algumas coisas, Auschwitz está localizado a mais ou menos 60 quilômetros de Cracóvia na Polônia, há três campos de concentração, nós visitamos o principal, Auschwitz I que talvez tenha sido o maior campo de execução, todos são relativamente próximos e localizados em pontos estratégicos, já que o país faz fronteira com a Alemanha. 



De fato, pode se entrar na história visitando Auschwitz e também ver a capacidade do ser humano é capaz, embora os filmes históricos relatem muito bem como foi a II Guerra mundial e o Nazismo, a realidade com certeza foi muito mais forte do que imaginamos, a começar pela tortura e quantidade de mortos (milhões). Vocês tem noção do que são milhões de mortos? É praticamente a população de um país inteiro, uma coisa assombrosa!! 

Na Polônia vemos nas pessoas o semblante mudar quando se fala no holocausto, pois a marca que ficou foi muito grande, principalmente para os judeus. 

Minha amiga e parceira desde sempre, a Deborah escreveu em seu blog um post muito interessante relatando sobre uma palestra que participou antes da jornada, vale a pena ler e entender um pouco mais sobre a história. 



O Papa também visitou Auschwitz, caminhou silenciosamente pelo campo e rezou na cela onde foi mantido um Frei Polonês Franciscano São Maximiliano Maria Kolbe. Quando estávamos lá na Polônia era muito corrido nosso cronograma, muitas coisas aconteciam simultaneamente, tínhamos que viver o momento e não pudemos acompanhar direito o percurso do Papa, somente nos encontramos na Vigília, mas voltando no Brasil e revendo as coisas, quando li sobre sua visita em Auschwitz vi que ele acendeu uma vela diante do muro da morte, onde o pelotão de fuzilamento nazista executou milhares de prisioneiros, a maioria judeus.

"Momento de muita emoção e meditação em Aushwitz São Maximiliano Kolbe, um santo do nosso tempo, exemplo de amor caridade!"

Não tem como explicar, foi uma experiência que irei levar para o resto de minha vida e um ensinamento também de que nossa vida é um dom precioso, acredito que devemos cuidar uns dos outros, mesmo que na precariedade, mas não podemos ser indiferentes perante as coisas que acontece em nossa volta, é importante encher nossos corações com coisas boas, amor e caridade para não darmos espaço para o vazio.

Eu acabei exagerando na quantidade das fotos, mas espero ter compartilhado um pouco desta experiência que foi muito importante pra mim.







Realmente foi uma viagem ao passado para darmos valor ao nosso presente!
Espero postar a ultima parte antes que acabe o ano, mas não é garantido hein? Rsrs 


Fiquem com Deus!

Mais fotos de Auschwitz em minha página 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Li todo seu relato, uma experiência, sobretudo de fé e reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Enivaldo, com certeza foi uma experiência muito forte que vou levar comigo!

      Excluir
  2. O bicho Homem ainda nao se Deu conta,das maudades e das feridas que a segunda guerra nos trouxe,continuam promovendo,guerras interminaveis,como
    aqui vemos agora na Siria e realmente um disproposito,humano ,alias deshumano,pois ferem a mais inocentes de todos os seres que sao as crianças,que nao tem nada haver com as desavenças destes homens verdadeiros Sanguinarios.e assim caminha a humanidade e cada vez mais deshumana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, isso é muito triste, sobretudo com as crianças, de fato o homem tem vivido o contrario do propósito da humanidade!

      Excluir