Livros catolicos

JMJ 2016 - Parte III - Viena/Austria | Cracóvia/Polônia

No ultimo dia do ano de 2016 eu queria muito ter postado a terceira e ultima parte da experiência da JMJ2016, comecei a fazer este post mas não  terminei por conta da correria e sabia que este post ia ser muiiiiito grande, rsrs mas finalmente estou postando hoje, espero que eu consiga fazer vocês sentirem um pouco o gostinho de uma maravilhosa jornada!

Vamos lá...
Como havia mencionado na parte II vou relatar brevemente como foi em Viena, até porque ficamos muito pouco lá, dois dias apenas. Visitamos brevemente alguns pontos turístico da maravilhosa Viena, cheia de história Mozart e a música clássica, tudo muito lindo e uma cultura bem diferente da Turquia. A noite estávamos nos preparando para ir a Eucaristia, mas devido a problemas técnicos de transporte não foi possível, ficamos um pouco chateados, mas  mesmo assim fomos fazer as Vésperas na praça, o que foi providencial também porque na JMJ até então, estávamos sentindo falta daquela “cara de peregrinação”, sair na ruas tocando, cantando e foi isso que fizemos, as pessoas se aproximando e participando também, ouvindo mesmo não entendendo nosso idioma, fizemos o Evangelho traduzindo para o Inglês e foi interessante. No outro dia saímos para conhecer outros pontos turísticos, mas desta vez tocando e cantando pelas ruas também, dançando o Dayenu com outros irmãos de diversos países numa verdadeira comunhão, mostrando a alegria de ser cristão, como disse o Papa Francisco estes dias “no se puede anunciar a Cristo con cara de funeral” rsrs fantástico, anunciar a Cristo com muita alegria! Terminou assim nossa passagem por Viena.

Dayenu nas praças de Viena :D

O DIA DO ENCONTRO...


Agora sobre o tão esperado encontro da JMJ2016 com o Papa. Ahhh foi lindo demais, a cada peregrinação uma nova experiência e este dia eu me sentia tão agradecido por estar ali mais uma vez, pensei e rezei por todos que me ajudaram a ter esta belíssima oportunidade, aquela noite linda.

Uma coisa que me chamou muito a atenção naquela noite foi que o para disse sobre a tecnologia e o quanto ficamos ligados no celular, nas redes sociais ou na internet em geral, muitas vezes esquecemos da vida real, ou simplesmente deixamos passar, embora não gostamos de admitir realmente sé algo que acontece muito nos dias de hoje, você pode estar sem dinheiro algum mas se quebrar seu celular, no outro dima você está lá pra fazer um parcelado na loja (hahaha), você vai trabalhar de ônibus ou de trem  80% das pessoas estão no celular, jogando, ouvindo música, no zap, etc.. em casa as vezes o diálogo com a família é algo que não acontece a muito tempo.

Com certeza a tecnologia é muito boa e útil, pois sem ela não podemos fazer nada hoje em dia, passar esta experiência para vocês só é possível por causa dela, mesmo assim não podemos limitar nossa vida somente nela, nos meios de comunicação onde as pessoas que estão longe ficam perto e as que estão perto na verdade parecem longe. É engraçado, tem casa que a TV nunca é desligada, seria interessante desligá-la de vez em quando e dar espaço ao diálogo em família, dê valor a estes momentos, principalmente com os pais, vivemos numa geração onde os filhos não conversam com os pais, apenas coisas básicas, quando foi que as coisas ficaram assim??? Dê valor a isso, pois vai ter um dia que você ira querer conversar com eles mas não estarão mais alí...

Outra coisa que me chamou a atenção foi o tal sofá.... faz pouco tempo que mudei de casa e ainda não tenho sofá, eu pensava comigo “quando voltar da JMJ vou comprar um sofá” e chega o Papa e manda: “A paralisia faz-nos perder o gosto de desfrutar do encontro, da amizade, o gosto de sonhar juntos, de caminhar com os outros”. ... há outra paralisia ainda mais perigosa e difícil de identificar: a paralisia que brota quando se confunde a felicidade com um sofá! Sim, julgar que, para ser felizes, temos necessidade de um bom sofá.

Eu costumo dizer que somos a geração Netflix (rsrs), pois buscamos nosso conforto, segurança e comodidade, ele dizia: “Mas a verdade é outra! Queridos jovens, não viemos ao mundo para vegetar, para transcorrer comodamente os dias, para fazer da vida um sofá que nos adormeça; pelo contrário, viemos com outra finalidade, para deixar uma marca. É muito triste passar pela vida sem deixar uma marca. Mas, quando escolhemos a comodidade, confundindo felicidade com consumo, então o preço que pagamos é muito, mas muito caro: perdemos a liberdade”.

De fato Jesus é o Senhor do risco e da coragem, “O tempo que hoje estamos a viver não precisa de jovens-sofá, mas de jovens com os sapatos, ainda melhor, calçados com as botas. Aceita apenas jogadores titulares em campo, não há lugar para reservas”.

Resumindo, não comprei o bendito sofá..... rsrs
Noite da Vigília

Pela manhã, na missa o Papa dizia na homilia que fomos para Cracóvia para encontrar com Jesus, como dizia o evangelho do dia que falava sobre Zaqueu em Jericó (Lc 19, 1-10), Zaqueu que era um pecador, vai ao encontro de Jesus que não o julga. Achei incrível o que o papa disse, colocando a história de Zaqueu concretamente em nossa vida:

“ ... Zaqueu teve de enfrentar alguns obstáculos para encontrar Jesus: pelo menos três, que podem dizer algo também a nós.
O primeiro é a baixa estatura: Zaqueu não conseguia ver o Mestre, porque era pequeno. Também hoje podemos correr o risco de ficar à distância de Jesus, porque não nos sentimos à altura, porque temos uma baixa opinião de nós mesmos. Esta é uma grande tentação, que não tem a ver apenas com a autoestima, mas toca também a fé. Porque a fé diz-nos que somos filhos de Deus; e, realmente, o somos (1 Jo 3, 1): fomos criados à sua imagem; Jesus assumiu a nossa humanidade, e o seu coração não se afastará jamais de nós; o Espírito Santo deseja habitar em nós; somos chamados à alegria eterna com Deus. Esta é a nossa estatura

O papa dizia da imensidão do amor de Deus para conosco, isso me ajudou a me amar mais, de fato não é difícil encontrar jovens por aí que não se amam como deveriam, ou até mesmo que tem um falso conceito do que é amar, muitas vezes se deixam levar pelos desejos e procuram se saciar com coisas que não preenchem o coração e as vezes certas situações trazem consequências muito ruins, consequências de uma total falta de amor próprio.

O papa dizia: ...Quando acontece na vida diminuírmo-nos em vez de nos enobrecermos, pode ajudar-nos esta grande verdade: Deus é fiel em amar-nos, até mesmo obstinado. Ajudar-nos-á pensar que Ele nos ama mais do que nos amamos nós mesmos, que crê em nós mais de quanto acreditamos nós mesmos, que sempre nos apoia como o mais irredutível dos nossos fãs. Sempre nos aguarda com esperança, mesmo quando nos fechamos nas nossas tristezas e dores, remoendo continuamente as injustiças recebidas e o passado. Mas, afeiçoar-nos à tristeza, não é digno da nossa estatura espiritual. Antes pelo contrário; é um vírus que infecta e bloqueia tudo, que fecha todas as portas, que impede de reiniciar a vida, de recomeçar.”

Zaqueu tinha um segundo obstáculo, a vergonha paralisadora.... O texto diz que ele era chefe de publicanos e muito rico, para ele ter subido naquele sicômoro provavelmente ele deve ter tido um confronto dentro de si, “sabia que, tentando subir à árvore, se faria ridículo aos olhos de todos: ele, um líder, um homem de poder. Mas superou a vergonha, porque a atração de Jesus era mais forte.

O Papa carinhosamente nos convida a não nos envergonhar, confessar nossos pecados, “Queridos jovens, não vos envergonheis de Lhe levar tudo, especialmente as fraquezas, as fadigas e os pecados na Confissão: Ele saberá surpreender-vos com o seu perdão e a sua paz. Não tenhais medo de Lhe dizer SIM com todo o entusiasmo do coração, de Lhe responder generosamente, de O seguir. Não vos deixeis anestesiar a alma, mas apostai no amor formoso, que requer também a renúncia, e um NÃO forte ao doping do sucesso a todo o custo e à droga de pensar só em si mesmo e nas próprias comodidades. 

O terceiro obstáculo que Zaqueu teve que enfrentar foi a multidão murmuradora que criticava-o: “Jesus não devia entrar na casa dele, na casa dum pecador” o Papa dizia: "Como é árduo aceitar um Deus, rico em misericórdia (Ef 2, 4)! ...Poderão rir-se de vós, porque acreditais na força mansa e humilde da misericórdia. Não tenhais medo, mas pensai nas palavras destes dias: Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5, 7)".

Estes dias me disseram que “quando sentimos que cometemos um pecado grande este é o momento onde precisamos mais de carinho”, de fato se você vai para o hospital com uma barra de ferro atravessada na barriga, com certeza o médico não irá tirar de uma vez, porque você morreria de hemorragia, não sou médico, mas acredito que primeiramente eles te sedariam, pegariam uma bolsa de sangue talvez e também antibióticos para te estabilizar e então, depois destes procedimentos arrancar aquele ferro de você. Acredito que seja assim também com o pecado, pois vejo na minha vida que o Senhor vem me lapidando aos poucos.

O Papa dizia; “O olhar de Jesus ultrapassa os defeitos e vê a pessoa; não se detém no mal do passado, mas entrevê o bem no futuro". Fantástico!

Convido vocês, quanto tiverem oportunidade a lerem na integra a homilia do Papa, pois é uma verdadeira preciosidade, eu mesmo quando li fiquei muito contente e lembrei com carinho de tudo, ter presenciado aquele momento foi realmente especial.

Não tem como colocar tudo aqui se não seria um post maior ainda, mas não poderia deixar de registrar a calorosa acolhida dos poloneses, como são acolhedores e alegres, eu que já tive experiência de viver várias JMJ, nesta especificamente posso dizer com toda certeza que experimentei a Paternidade de Deus, sempre tínhamos comida, agasalho, lugar aconchegante para dormir, com certeza guardarei a lembrança de vocês com muito carinho em meu coração que Deus abençoe vocês.

Acolhida com música da banda Tiako



Primeira família maravilhosa que nos acolheu os irmãos Ania e Lukaz e seu pai :D
Segunda família, nossa querida mãe (rsrs) Maria Bieslka e sua família
Dicionário básico :P

E para finalizar, compartilho com vocês um pouco o que sentimos e vivemos, através deste vídeo que nossos amigos fizeram para guardarmos de lembrança esta maravilhosa experiência que vivemos e também para que nos inspire a ir na próxima que será no Panamá.

Espero qu curtam muitooo!!!

Grande abraço!


Postar um comentário

3 Comentários

  1. uau!lindo,emocionante!q Deus nos ajude a entrar na vontade Dele,sair do nosso comodismo ilusório,estar d verdade a serviço dessa palavra!Bom,isso é oq preciso p minha vida né rsrs,mas é válido a oração para todos os irmãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, deixar o comodismo e se colocar a caminho, sempre! :D

      Excluir
  2. It was a pleasure to meet you and to host you in our house:) God bless you Ale and rest of wonderful Brazilian friends!:) Ania with family.

    ResponderExcluir